quarta-feira, maio 9

A moda a favor do empreendedor


Uma palestra ministrada pela estilista Patrícia Ceccato na noite do dia 08 de maio, na Faculdade SATC, trouxe para acadêmicos e professores dos cursos de design e moda as novas visões da tendência mundial.
Patrícia frisou a importância em ter uma visão global do que esta acontecendo, mantendo o foco no seu grupo consumidor, identificando os padrões futuros e os relacionando com o publico alvo para qual você trabalha.
Inovação é o caminho que as empresas têm de seguir para se manter alinhadas e conseguir enfrentar os desafios e a concorrência aperfeiçoando seus produtos conforme a moda. Os inovadores criam as tendências, e adotantes promovem ela. Uma tendência cai por terra quando seu publico alvo é pequeno.
Atualmente profissionais de diversas áreas vem apostando nos Coolhunters para aperfeiçoar seus produtos.
Os Coolhunters levam como profissão a busca por tendências, (Coll=Legal, Hunters=Caça =caçam coisas legais).
Porém essa nomenclatura vem sido substituída por Trendhunters (Trend= tendência), a palestrante explica que a mudança do nome vem da necessidade de mudar a visão estereotipada de um Coolhunter, de que ele deve ser jovem e elegante, então se pode dizer que o Trendhunters vem para quebrar esta idéia.

Segundo Patrícia, qualquer pessoa pode ser um caçador de tendências, basta ter interesse, sensibilidade, gostar de ler, ser bem informado, pesquisar, compreender e saber tirar significações do que observou, para identificar e descobrir os ‘memes’ de um determinado grupo, criando categorias e conceitos que estejam alinhados a seus gostos, criando assim uma nova tendência. ‘‘ A tendência abrange todos aspectos da cultura, isso é parte do físico e psicológico do grupo, lembrando que nem tudo que tende é bom’’, comentou.



                                                          De produtor para criador


Santa Catarina está deixando de ser produtor e confeccionador para ser criador da sua própria marca e seu próprio design. Essa ação vem sendo bem aceita pelo mercado consumidor do estado e trazendo bons resultados.
Para as empresas de SC é importante que tenha uma pesquisa de tendências, Patrícia citou exemplos de pesquisas especificas que vem dando certo, como a linha de carros femininos, que tem atraído as mulheres.

Para a palestrante o interesse dos empresários e cientistas em conhecer melhor o seu consumidor é o que tem gerado esses bons resultados.
Toda forma de inovação econômica, social, natural, de comportamento, consumo, ideologia e emocionais influenciam o consumidor na hora da compra.
Ela ainda ressalta que os profissionais liberais tem de fazer tudo no tempo certo, local certo, hora certa e maneira certo para atrair a atenção e gosto do consumidor certo.